Campus Virtual UNC / Deriva Taller de Arquitectura + Guillermo Mir + Jesica Grötter

Campus Virtual UNC / Deriva Taller de Arquitectura + Guillermo Mir + Jesica Grötter - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Huespe, Ignacio José Imwinkelried, Guillermo Mir, Jesica Grötter
  • Clientes: Universidad Nacional de Córdoba
  • Assessoria Engenharia : Silvina Prados
  • Assessoria Climatização: Paula Molina
  • Assessoria Bioclimática : Matías Dinardi
  • Colaboradores: Florencia Kossman, Franco Mina, Walter López
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo Sosa Pinilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio do Campus Virtual da UNC nasce da premissa de criar uma nova referência educacional para a Comunidade Universitária em comemoração ao centenário de sua Reforma Universitária. Ele pretende se tornar um apoio educacional e cultural contemporâneo que visa oferecer e desenvolver programas educacionais em um ambiente de comunicação virtual. Desde sua implantação urbana, é um objeto singular na entrada do campus da UNC. O volume surge acima da vegetação existente, destacando-se na paisagem, sem interromper a continuidade do parque. O térreo é livre, permeável à paisagem e às atividades recreativas, gerando uma área de interação social flexível e adequada.

© Gustavo Sosa Pinilla

A rampa proposta oferece uma continuidade fluida entre o espaço público, o térreo e o primeiro nível do edifício, onde está localizado o programa das salas audiovisuais, permitindo uma relação direta entre o edifício e a comunidade. O programa é composto por um hall de entrada, salas audiovisuais, os escritórios do Campus Virtual, o Pró-Secretariado de Informática e o Centro de Microscopia de Córdoba. Em relação a essas funções, uma das premissas do projeto como um todo era apresentar uma proposta espacial simples e flexível, adaptável às dinâmicas de mudança das tecnologias e às novas lógicas de trabalho e educação contemporânea.

© Guido Guridi
Plantas
© Gustavo Sosa Pinilla

O edifício é apresentado em uma condição ambígua, entre o material e o imaterial, uma característica inevitável do mundo contemporâneo; sua imagem exterior durante o dia se manifesta em um cubo branco e sólido, que adota diferentes tonalidades de acordo com a luz do sol e, durante a noite, torna-se permeável e translúcido. As decisões tecnológicas são coerentes entre a conceituação do edifício e as premissas de sustentabilidade ambiental, por isso trabalhamos com tecnologias e materiais locais, como o concreto aparente como estrutura de suporte e a estrutura metálica e a malha como envoltório externo, gerando uma linguagem austera e sem artifícios.

© Gustavo Sosa Pinilla
Vista em Camadas - Estrutura Fachada
© Gustavo Sosa Pinilla

A espessura habitável da fachada permite um espaço intermediário para a expansão dos usuários, um espaço de manutenção técnica e um espaço de controle climático para melhorar a eficiência do edifício (a circulação contínua de ventilação natural na fachada e a redução de impactos da radiação solar em ambientes fechados). Ao mesmo tempo, a camada de metal do lado de fora se manifesta como uma tela de suporte para projeções e mapeamento interativo, criando um edifício que abriga eventos públicos, uma nova maneira de pensar e habitar a arquitetura com cenários físicos e virtuais que coexistem no espaço construído .

Cortesía de Deriva Taller de arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ciudad Universitaria, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Virtual UNC / Deriva Taller de Arquitectura + Guillermo Mir + Jesica Grötter" [Campus Virtual UNC / Deriva Taller de Arquitectura + Guillermo Mir + Jesica Grötter] 18 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928427/campus-virtual-unc-deriva-taller-de-arquitectura-plus-guillermo-mir-plus-jesica-grotter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.